Notícias FASA

'HackaTeach' foi realizado durante a 8ª Jornada de Formação Docente da FASA

Data da publicação: 05/08/2022
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

Uma semana de muito aprendizado, estudo, planejamento e desafios. Assim foi a 8ª Jornada de Formação Docente da Faculdade Santo Ângelo (FASA), que aconteceu de 25 a 29 de julho. O evento teve como tema "Cultura de Inovação e Educação Empreendedora", e contou com a participação da direção, docentes e colaboradores da Faculdade.

Divididos em grupos, na segunda e terça-feira, os professores participaram de oficinas: Problem Basead Learning (PBL) e Team Basead Learning (TBL), Algetec - Laboratórios Virtuais, Peer Instruction, Feedback e Gamificação.

Ainda na noite de segunda-feira (25), os professores e colaboradores da Instituição participaram da palestra de abertura, ministrada pelo CEO da FASA, professor Rafael Rossetto. Em sua fala, Rossetto falou sobre 'Identidade' e como os hábitos moldam a nossa identidade. "Time que quer vencer precisa estar sempre renovando os seus hábitos e  eliminando os vícios. A identidade está no centro de tudo, é aquilo que nos une, que faz com que a gente queira pertencer a algo. E para se tornar infinito, é preciso se reinventar o tempo todo, pois a nossa identidade não é algo gravado em pedra. É preciso criar e reformular processos."

Na ocasião, foram homenageados, com um certificado de Honra e Mérito e uma lembrança, os colaboradores e professores que estão na Instituição desde o início da Faculdade, em 2018. Após, o time FASA participou de uma confraternização, com coquetel e ao embalo da banda Sherlock.

Já na quarta-feira, teve início o HackaTeach, que tem como plano de fundo e guia, a abordagem do Design Thinking. Os professores participaram de uma trilha de conhecimentos, tais como Design Thinking, onde tiveram que pensar em soluções para os desafios apresentados.

Divididos em dois grupos, com equipes multidisciplinares, os professores participaram de todo o processo do Hacka, a fim de pensar no problema central e encontrar a solução. Para isso, foram desafiados a validar o problema, através de entrevistas com os alunos para validar as ideias e, em seguida, iniciaram a construção do MVP (uma experimentação de um produto sintético, com características básicas). O processo todo foi dividido nas seguintes etapas: 1 - Problema e validação de problema; 2 - Ideação e validação da ideação; 3 - MVP e 4 - Apresentação Pitch.

As apresentações dos Pitchs (discurso de vendas) aconteceram na sexta-feira, no encerramento da Jornada de Formação Docente, e foram apresentados para uma banca composta pelo CEO da FASA, professor Rafael Rossetto, e pelos professores Adriano Malowski e José Paludo e o colaborador da Instituição, Jorge Herrera.

O projeto do primeiro grupo foi o desenvolvimento de um aplicativo para estimular a leitura, interpretação de texto e escrita dos alunos. Já o segundo grupo, apresentou um projeto semelhante a uma rede social, onde os alunos pudessem compartilhar materiais, conteúdos e elementos diversos dentro de um aplicativo.

NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>

VEJA O ARQUIVO DE ARTIGOS COMPLETO >>