Notícias FASA

Acadêmicos de Medicina Veterinária da FASA participam de atividade sobre Clínica de Equinos

Data da publicação: 02/08/2022
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

Na última semana, os acadêmicos de Medicina Veterinária, da modalidade da Alternância, da Faculdade Santo  Ângelo (FASA), participaram de uma atividade prática da disciplina de Clínica Médica de Equinos.

A atividade foi realizada na Fazenda Escola da FASA, sob coordenação do professor Dr. Claudio Alberto dos Santos. Na ocasião, os alunos puderam aplicar os conhecimentos sobre a semiologia e realizar na prática o exame clínico geral e o exame dos membros locomotores.

De acordo com o professor Claudio Alberto dos Santos, tanto na Medicina, quanto na Medicina Veterinária, a maior dificuldade do profissional é juntar os conhecimentos adquiridos anteriores no curso e chegar a um diagnóstico do problema do paciente. "Essa disciplina de Clínica Médica de Equinos é extremamente importante, pois os alunos precisam criar o raciocínio clínico, onde juntam as informações dos sinais apresentados pelos animais, com o exame clínico das regiões, associam a exames complementares para se chegar a um diagnóstico da doença e por fim, fazer a indicação do tratamento adequado. O aluno tem que se tornar um exímio clínico".

O professor explica ainda da necessidade de diagnosticar rapidamente o problema em equinos e iniciar o tratamento imediatamente. "Diferente dos demais animais, nos equinos as lesões evoluem rapidamente, e 85% dos casos clínicos são identificados através de exames semiológicos. Por isso a importância da disciplina e de profissionais capacitados para tal função," acrescenta.

NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>

VEJA O ARQUIVO DE ARTIGOS COMPLETO >>