Notícias FASA

Acadêmicos das Engenharias da FASA realizam visita técnica ao Frigorífico Callegaro

Data da publicação: 14/06/2022
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

Na última quarta-feira (08), os acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química da Faculdade Santo Ângelo (FASA), realizaram uma visita técnica ao Frigorífico Callegaro. A atividade integra a nanocertificação das Engenharias sobre a geração e tratamento de resíduos industriais.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a geração de resíduos sólidos e líquidos, bem como as etapas de tratamento biológico de efluentes. De acordo com a professora que acompanhou os alunos na visita e coordenadora das Engenharias da FASA, Eliara Piazza, "todo efluente produzido, seja ele industrial ou doméstico precisa ser tratado, caso isso não aconteça, o impacto ambiental gerado e os custos para recuperação são enormes", explicou.

A professora acrescenta ainda que atividades como esta são muito importantes para a formação dos alunos, pois eles têm a oportunidade de acompanhar na prática e compreender como o descarte irregular de rejeitos industriais causa danos praticamente irreversíveis ao meio ambiente, como por exemplo, a poluição hídrica do ar ou do solo. "No tratamento de efluentes, a água contaminada deixa de ser encaminhada in natura para os rios e isso faz com que o efluente tratado seja destinado adequadamente e a poluição nos cursos d'água diminui, o que melhora as condições das águas das cidades".

O Frigorífico Callegaro existe há mais de 40 anos em Santo Ângelo, reunindo as áreas de abate, desossa, embalagem, expedição e estocagem, administração e ampla área verde. Os efluentes gerados na empresa são segregados em duas principais linhas, com características específicas:  Linha Vermelha e Linha Verde.

NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>

VEJA O ARQUIVO DE ARTIGOS COMPLETO >>