Notícias FASA

Alunos de Agronomia da FASA realizam visita técnica para conhecer a produção do arroz irrigado

Data da publicação: 15/12/2021
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

No último sábado, 11 de dezembro, os alunos do curso de Agronomia da Faculdade Santo Ângelo (FASA) realizaram uma viagem técnica à Granja da Estiva, localizada no município de São Borja/RS. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura do arroz irrigado, que apresenta diferenças consideráveis em relação ao preparo do solo e manejo, utilizando grandes estruturas para irrigação.

O objetivo da viagem foi conectar os alunos com o que há de mais tecnológico e inovador na tecnologia de produção do arroz. Além disso, observaram os canais de irrigação utilizados para o cultivo do arroz, a fim de entender o preparo da área para a construção de taipas, manejo da adubação da cultura e as principais pragas e doenças que ocorrem durante o cultivo. 

De acordo com a professora que acompanhou a viagem, Bruna Rohrig, "na propriedade, de aproximadamente 6 mil hectares, grande parte está sendo destinada ao cultivo da soja, utilizando os canais de irrigação da cultura do arroz, sendo implementada para a rotação em áreas de arroz irrigado e também pelo alto valor de comercialização dos grãos".

A professora explicou ainda que a propriedade utiliza de irrigação por pivô central para a cultura da soja e, em algumas áreas, irrigação por sulco-camalhão. "A visita agregou conhecimento para os acadêmicos, permitindo contato com diferentes sistemas de cultivo, além de possibilitar a visualização de todas as etapas: manejo da área, implantação das culturas, irrigação e também dos sistemas de armazenamento de grãos, que conta com recebimento em moega, tanto da cultura do milho, soja, trigo e arroz; etapa de pré-limpeza, secagem em secador e armazenamento em silos a granel e silos bag na propriedade".

Na visita, foram compartilhados ainda os cuidados necessários para obter êxito na conservação dos grãos, incluindo teor de água adequado na colheita, temperatura de secagem e cuidados no dimensionamento dos silos e capacidade operacional.

NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>

VEJA O ARQUIVO DE ARTIGOS COMPLETO >>