Notícias FASA

Escritório de Arquitetura que construiu o Jardim de Tenochtitlán da FASA é selecionado para o Anteprojeto da Pirâmide Quetzalcóatl, no México

Data da publicação: 22/11/2021
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

Ciência, arte, história e ambientalismo: Assim se resume o Jardim de Tenochtitlán, Laboratório de Agroecologia da Faculdade Santo Ângelo (FASA), que foi desenvolvido através da técnica de Permacultura e trabalha a criação de ambientes humanos em sintonia com a natureza.

O mesmo espaço que já foi capa da Zero Hora em 2020, abriga diversas culturas, artes, símbolos e até uma pirâmide. As mandalas e crop circules são uma verdadeira obra de arte, floridas e compostas de variadas plantas, legumes, hortaliças e temperos.

No início da pandemia, em março de 2020, a FASA, em parceria com o escritório Teokalli Arquitetura, construiu o Jardim de Tenochtitlán, um laboratório de Agroecologia, que ficou famoso internacionalmente por usar como tema a arte e cultura do México Pré-hispânico.

Nesta última semana, o escritório Teokalli Arquitetura, juntamente com outros escritórios de arquitetura do Brasil, foram selecionados para participar do Anteprojeto da Cobertura de Proteção da Pirâmide Quetzalcóatl, em Teotihuacán, no México.

A cidade de Teotihuacán em seu auge, chegou a ser considerada a maior cidade da América pré-colombiana, e umas das seis maiores do mundo naquela época, chegando a ter 125 mil habitantes. Foi tombada pela UNESCO em 1987, e está localizada 40 quilômetros a nordeste da Cidade do México. O escritório terá como tarefa desenhar um anteprojeto para proteger as pirâmides das intempéries, que vem prejudicando e colocando em risco o monumento.

Ainda não conhece o Jardim de Tenochtitlán, o Laboratório de Agroecologia da FASA? Venha visitar, você vai se surpreender! 

LABORATÓRIO AGROECOLÓGICO NA FASA

Na FASA, o Laboratório possui, também, um espelho d?água, cheio de peixes e plantas verdes, para alguns, conhecidas como ?patinho d?água?. Elas crescem desenfreadamente e se alimentam dos resíduos orgânicos do local, dando-lhe vida e cor.

Um lago artificial com 120 mil litros de água, areia, peixes e o pôr do sol mais lindo da região, também estão localizados neste Laboratório, a céu aberto.

Além disso, o espaço conta também com um ambiente de aprendizagem ao ar livre, num conceito completamente diferente das salas tradicionais. Com arquibancada de cimento, luzes e árvores no entorno, é um dos espaços mais incríveis desse lugar.

Os monumentos e a pirâmide, com um design perfeito, também colaboram para deixar o espaço ainda mais interessante. Neste laboratório, a arte, a sustentabilidade, a criatividade e a inovação estão presentes na vida dos acadêmicos!

NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>