Notícias FASA

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Data da publicação: 23/06/2021
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

Hoje, dia 23 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Criado pela Women's Engineering Society - WES (Associação das Mulheres Engenheiras) do Reino Unido, a data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens.

Mesmo com um grande aumento de mulheres nessa profissão, a área da Engenharia é majoritariamente ocupada por homens. Em 2017, por exemplo, as mulheres ocupavam 27,7% das vagas do curso de Engenharia Civil.

Mas você sabe por que é tão importante destacar o papel da mulher na área da Engenharia? Vamos entender um pouco melhor o que a mulher engenheira enfrenta no dia a dia do trabalho e vamos conhecer algumas inspirações!

"Quando inserida no mercado de trabalho, este me exigiu um esforço muito maior, por ser mulher e ter que "provar" a competência diante de certos espectadores. Encontrando meu lugar na engenharia, vislumbrei um cenário onde além da capacidade intelectual ser um ponto determinante, a mulher ainda precisa buscar certa igualdade nas profissões. Percebe-se que com a contribuição feminina, as áreas técnicas têm avançado em qualidade e competitividade. Não queremos roubar o espaço, apenas mostrar um outro lado da mesma moeda. Nós mulheres, somos detalhistas, cautelosas, habilidosas, determinadas e amorosas, e isso faz com que nossa presença e nosso trabalho sejam visivelmente percebidos. Complementamos a visão racional e estratégica, latente no universo da engenharia, acrescida da delicadeza natural feminina." Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professora Carlise Pivetta.

"Ser mulher já nos traz algumas peculiaridades, agora, ser Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho em um mercado em que estatisticamente somos 14,5% em relação ao total de profissionais, é um privilégio que exige exímios esforços diários. Vai muito além de respeito e qualificação técnica, precisamos falar cinco vezes uma recomendação e, quando meu colega homem chega, ele só precisa falar uma única vez. Organizada, caprichosa, talentosa, determinada, pontual - assim são as engenheiras. Deixe-me ser feminina e ainda assim ser uma excelente profissional!" Coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Sabiana Mühlen.

"Estamos a cada dia conquistando mais espaços no mercado de trabalho, com reconhecimento e valorização merecidos, frente a tanta luta por igualdade. Comemorar o dia 23 de junho fortalece que lugar de Mulher é onde ela quiser estar, inclusive na Engenharia". Coordenadora das Engenharias, professora Eliara Piazza.

NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>