Notícias FASA

"Projeto de vida, docência colaborativa e desenvolvimento profissional docente" foi o assunto da palestra no Dia do Pedagogo

Data da publicação: 26/05/2021
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

Na última quinta-feira, 20 de maio, Dia do Pedagogo, a Faculdade Santo Ângelo (FASA) promoveu o evento "Projeto de vida, docência colaborativa e desenvolvimento profissional docente", realizado pelo Espaço Frida Kahlo - Laboratório de Direitos Humanos e Diversidade.

Participaram da palestra, acadêmicos do curso de Pedagogia da FASA, professores, representantes das coordenadorias de Educação de Santo Ângelo (14°CRE), São Luiz Gonzaga (32º CRE) e Santa Rosa (14° CRE), além das Secretarias de Educação de Santo  ngelo, Giruá, Sete de Setembro, Guarani das Missões, Horizontina, Mato Queimado, Caibaté, Vitória das Missões, Eugênio de Castro, Cerro Largo e diretores de mais de 80 escolas das região, juntamente com os professores da Rede Estadual e Municipal.

Em sua fala, o palestrante da noite, o psicólogo Alexsandro dos Santos Machado, falou que ser professor é mais que uma simples profissão, mas é um projeto de vida e pode ser uma ação no mundo que nos dá sentido à vida. "Quanto mais coisas nós temos para fazer, mais nos deparamos com a sensação de que o tempo vai nos devorar e não vamos dar conta, e assim, lidamos diariamente com a luta e fuga."

O psicólogo acrescentou ainda: "Se você acha que a sua vida não tem mais sentido, você vai reparar também que seus olhos perderam o brilho. Mas a boa notícia é que podemos reencontrar esse brilho. E nós, professores, temos o privilégio de reencontrar esse brilho nos olhos das nossas crianças. Crianças essas que muitas vezes não são ouvidas, não são vistas, mas que estão ali, doidinhas para brilhar, afinal de contas, estrelas e seres humanos existem para brilhar e muitas vezes nós perdemos a oportunidade de cuidar do brilho e de incentivar que essas crianças brilhem. Sabem por que isso acontece? Porque muitas vezes o tempo vai nos devorando, e não conseguimos aceitar o tempo certo da vida, o tempo em que estamos vivendo. A pandemia nos mostra que o mundo está doente, mas que as pessoas podem voltar a brilhar. Elas nasceram para brilhar, temos que nos educar para viver e para brilhar, contemplar o brilho de nossos olhos e de nossas crianças". 

Já para o professor Eduardo Toledo Martins, diretor de Ensino da FASA, "quando a gente trabalha com esse olhar de amor, a educação é de fato a demonstração do amor. E esse é o compromisso que assumimos pelo desenvolvimento do outro. Ela é fundamental", destacou.

De acordo com a professora da FASA, Ana Paula de Oliveira Pause, "nesta noite em especial, tivemos a oportunidade de brindarmos nosso corpo docente, alunos e comunidade em geral, com reflexões a respeito da importância do educador, em tempos de pandemia. E, principalmente, a importância em resgatarmos o brilho dos olhos nas crianças, uma vez que, enquanto educadores, somos o exemplo e a fonte do ensino-aprendizagem, transformando o futuro de nossa sociedade, através da educação. Parabéns Pedagogos e Pedagogas pelo dia de vocês".

PALESTRANTE

Alexsandro dos Santos Machado é graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil, é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Atualmente é professor adjunto do curso de Pedagogia na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades, ambas em Pernambuco. Possui experiência na área de Educação e Saúde.


NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>