Notícias FASA

15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo

Data da publicação: 15/04/2021
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

O solo é um recurso de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade, desempenhando diversos serviços ambientais e vitais para a produção de alimentos. Possui também funções como a recarga de aquíferos, a manutenção das vazões dos rios, o controle de enxurradas e a manutenção da qualidade das águas.

Devido a isso, as atividades agrícolas devem ser muito bem planejadas, visando evitar sua degradação e a manutenção do seu potencial produtivo. Por fornecer inúmeros recursos para toda a população, há uma pressão muito grande em seu uso que, consequentemente, o modifica constantemente. Muitas vezes esse uso se dá de maneira inadequada, levando o solo à degradação e comprometendo a sustentabilidade.

O dia 15 de abril foi determinado como o Dia Nacional da Conservação do Solo. A intenção da criação desta data é salientar a importância do solo e a necessidade do uso de técnicas de combate à erosão hídrica e a degradação do solo. O uso de técnicas conservacionistas permite a manutenção do crescimento da produção agrícola, visando a elevação da produtividade, além de auxiliar no crescimento econômico do Estado e do País. 

Quem trabalha e maneja esse meio tão rico e tão suscetível deve estar ciente da importância que o solo possui e dos riscos que sua degradação proporciona. No intuito de divulgar esse assunto, diversos órgãos têm realizado ações visando a maior percepção da importância que o solo possui por parte de toda sociedade. A conservação do solo traz benefícios ao agricultor e também à toda sociedade. O agricultor não é apenas quem produz alimentos, mas também quem auxilia na produção de água em quantidade e qualidade. 

Para o coordenador do curso de Agronomia da FASA, Luciano Cancian, "a sociedade deve ter a percepção de valorizar o agricultor que segue os preceitos conservacionistas, pois visam aumentar a produção de alimentos e reduzir os problemas ambientais. Esse é o interesse da FASA ao preparar profissionais que busquem aprimorar e disseminar o conhecimento sobre a conservação do solo, desde o que tange a questão produtiva quanto às questões ambientais que o solo regula".


NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>