Notícias FASA

Best-seller sobre liderança é leitura do semestre na FASA

Data da publicação: 25/09/2019
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail
Intitucional

O Monge e O Executivo, de James Hunter, é o Livro-tema da Faculdade Santo Ângelo (FASA) neste semestre. A obra será objeto de avaliação opcional para os estudantes de todas as graduações. Além dos acadêmicos, professores e colaboradores da instituição de ensino também são estimulados a realizarem a leitura.

De acordo com o professor Dr. Maicon Rossetto, coordenador da Avaliação Livro-tema, o best-seller oferece uma abordagem sobre o conceito de liderança em um estilo que pode ser interpretado como inovador, o que vem ao encontro da cultura organizacional da Faculdade. "O grande motivo pela escolha deste livro é despertar e qualificar ainda mais em toda a comunidade acadêmica um estilo de liderança profícuo para o nosso tempo. A contribuição se dá no sentido de tornar nossos discentes sujeitos proativos dentro e fora da sala de aula, sendo líderes diferenciados em espaços plurais", comenta o professor. 

A indicação do Livro-tema é trabalhada desde os início do semestre com a comunidade acadêmica. Para tanto, são realizadas ações de divulgação e sensibilização em redes sociais, conversas e debates, dentre outras atividades. Dessa forma, a leitura é incentivada e mobiliza os estudantes, como a acadêmica de Medicina Veterinária, Ana Paula Holtz. No primeiro semestre, ela não optou pela avaliação e, neste, já está lendo "O Monge e o Executivo".  A estudante conta que a atitude que um líder deve ter e sua relação com a sociedade foram tópicos que chamaram sua atenção para que iniciasse sua leitura. 

"Acredito que pessoas humildes e que respeitam as pessoas sempre serão as melhores e o livro me fez acreditar ainda mais nisso. Na minha futura profissão por exemplo, acredito que veterinários educados, humildes e que saibam o que realmente importa serão os que terão maior destaque na área e isso sem dúvidas será a grande diferença", analisa Ana Paula. 

Já a professora dos cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária Dra. Francihele Cardoso Müller está relendo a obra. Seu primeiro contato com o livro foi logo ao finalizar sua graduação, pois o ganhara de presente de uma professora. Passado algum tempo, ela destaca uma mudança de percepção. 

"Reli o livro e consigo perceber ainda mais o seu valor na formação pessoal e profissional. Dentre os diversos ensinamentos, o que mais me chamou atenção é saber utilizar a inteligência emocional e nossas capacidades para influenciar positivamente as pessoas que nos rodeiam, com respeito e entendendo suas necessidades", observa a docente que vê na leitura de "O Monge e o Executivo" grandes contribuições para os futuros profissionais que se formarão na FASA. 

"Percebo perfis diferentes, de seres humanos e profissionais, e essa leitura contribui para o entendimento do tipo de profissional que cada um se tornará, abrindo caminhos e delineando um futuro em áreas que sabemos que mais do mesmo já não é aceitável. Estou empenhada para a formação integral de nossos alunos, mostrando a eles o poder de nossas ações e do amor nas atividades que desenvolvemos", completa Francihele. 

Sobre o livro  

A essência da liderança é o assunto de "O Monge e o Executivo", escrito pelo norte-americano James C. Hunter, em 1998. O livro apresenta uma concepção de liderança que está popularizada no ambiente organizacional, mas tem origens em tempos remotos. A obra aborda o tema de maneira ficcional, a partir da história de um famoso empresário que abandona a carreira brilhante para se tornar monge em um mosteiro beneditino. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Sextante, em 2004, e ultrapassou 400 semanas na lista dos mais vendidos, superando a marca de 3 milhões de volumes comercializados. Além de Português, foi traduzido para outros 11 idiomas. 

Sobre a avaliação 

O Livro-tema é uma das Avaliações Opcionais da FASA, oferecida como oportunidade para que os acadêmicos complementem suas notas finais, aumentando seu coeficiente de rendimento. A prova sobre o livro é realizada ao final do semestre e é a mesma para todas as graduações. 

NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>