Medicina Veterinária
Aulas teóricas e práticas preparam profissionais para intervenções qualificadas
Você sabia que em um cenário de revolução tecnológica e transformações gerais na sociedade do futuro, os especialistas no diagnóstico, monitoramento, tratamento ou pesquisa de doenças e lesões de animais, Médicos Veterinários e profissionais da especialidade tendem a conviver com o crescimento de demanda por seus serviços?
Como uma profissão que não deve sofrer impactos negativos, o veterinário será favorecido por fatores econômicos e sociais, inclusive pelas mudanças demográficas, como o envelhecimento da população e redução do tamanho das famílias. No novo perfil da população , mesmo hoje, com uma crise geral, o segmento registra crescimento da demanda de novos hábitos e interesses que envolvem a posse e o cuidado com os animais. Por assim dizer, bichinhos vão preencher o espaço que no passado eram ocupados pelas crianças e isso tende a evoluir.
A atividade do médico veterinário também é favorecida por demandas da área agroindustrial, ponto forte da economia brasileira. O futuro profissional poderá envolver-se em questões de saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, segmento em que assume o papel de inspeção e produção de alimentos de origem animal. A especialidade tem função estratégica na verificação do cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano.
Na indústria alimentícia, há oportunidades decorrentes da necessidade de controle dos processos de produção. Em qualquer indústria que use matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para fazer o controle das proteínas que serão consumidas. E o especialista pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, remédios, vacinas e de outros artigos para animais.
Futuro da veterinária
Você entregaria o seu bichinho de estimação a um robô? A probabilidade de que a resposta seja totalmente majoritária pelo “não” só pode levar a uma conclusão: quando você terminar o curso, o trabalho dos veterinários não será executado por máquinas inteligentes, pois o componente humano da relação com o cliente será uma garantia de que as oportunidades existirão. Há uma necessidade evidente da inteligência humana para avaliar detalhes do comportamento humano na relação com seus bichos.
Impactos tecnológicos
A evolução tecnológica tem papel importante na evolução da medicina veterinária, a começar pelo uso de sistemas que vão agilizar os diagnósticos de doenças. Recursos disponíveis para humanos, como exames de sangue com resultados imediatos já são uma realidade em alguns consultórios veterinários.
Assim como as dos seres humanos, a vida dos animais também será expandida. A saúde dos bichos poderá ser monitorada continuamente por chips, e próteses vão recuperar os movimentos em animais, vítimas de acidentes. O cenário revela, então, que o especialista deverá estar aberto ao domínio de recursos tecnológicos para garantir espaço no mercado de trabalho. E você pode confirmar todas essas informações no site do radar do futuro.
ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) são mais de 80 áreas em que o profissional pode atuar. É bom lembrar que nem tudo na medicina veterinária é “pet”, e essa informação é bastante reveladora e demonstra as oportunidades que o médico veterinário tem no mercado de trabalho. Confira, logo abaixo, algumas delas:
- Clínica e cirurgia de grandes animais;
- Clínica e cirurgia em animais de companhia;
- Clínica e Cirurgia de animais selvagens;
- Anestesia de grandes animais;
- Anestesia em animais de companhia;
- Anestesia de animais selvagens;
- Laboratório de diagnósticos;
- Laboratório de pesquisas de doenças;
- Laboratório de pesquisa em alimentos;
- Laboratório de produtos de uso animal;
- Laboratório de pesquisa de medicamento de uso animal;
- Responsabilidade técnica em feiras, leilões e exposições;
- Responsabilidade técnica em zoológico;
- Responsabilidade técnica em centro de equoterapia;
- Responsabilidade técnica em canil;
- Responsabilidade técnica em fábrica de rações;
- Responsabilidade técnica em matadouro;
- Responsabilidade técnica em frigorífico;
- Responsabilidade técnica em laticínios;
- Responsável técnico em laboratório de embriões;
- Responsável técnico em produção de aves;
- Responsabilidade técnica em casas de produtos veterinários;
- Responsabilidade técnica em indústria de medicamentos;
- Responsável técnico em supermercados que manipulam alimentos de origem animal;
- Inspeção em matadouro, frigoríficos ou laticínios;
- Responsável técnico em tecnologia de carnes;
- Responsável técnico em tecnologia de leite;
- Responsável técnico em tecnologia de produtos do leite;
- Responsável técnico em defesa sanitária animal;
- Responsável técnico em vigilância sanitária animal;
- Responsável técnico em vigilância ambiental;
- Perito criminal estadual;
- Perito criminal federal;
- Responsável técnico biotério;
- Planejamento de produção em pequenas e grandes propriedades;
- Responsável técnico tosa e banho que usa medicamentos veterinário.
PERFIL DO EGRESSO
Ao terminar o curso de Medicina Veterinária, você será um profissional generalista com sólida formação teórico/prática, técnico-científica em Medicina Veterinária e formação humanística com postura ética; responsabilidade social; visão crítica, global e atualizada do mundo e consciência solidária dos problemas de seu tempo e de seu espaço. Também terá conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial; capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.
A TRILHA DE APRENDIZAGEM DA FASA
- Privilegia a formação por competências e habilidades;
- Estrutura a concepção curricular para favorecer a flexibilidade e a interdisciplinaridade, priorizando projetos alinhados com a identidade e com a missão institucional.
- Fomenta a inovação, a produção do conhecimento e a participação nas atividades e compromissos da comunidade acadêmica.
OBJETIVOS
Além das capacidades técnicas e científicas para intervenções na sanidade e produção animal, saúde pública, bem-estar animal, biotecnologia e preservação ambiental, que atendam às necessidades do mercado com soluções práticas e efetivas, que atuem sempre de forma ética, moral e cultural, e sempre respeitem o indivíduo, a coletividade e a legislação em vigor, são objetivos do curso de Medicina Veterinária da FASA:
- Formar profissionais com visão crítica, global e atualizada do mundo e consciência solidária dos problemas do seu tempo e de seu espaço;
- Desenvolver no aluno a capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações para a identificação e resolução dos problemas no âmbito da Medicina Veterinária;
- Preparar o aluno para desenvolver, programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético; produção e reprodução animal;
- Habilitar o profissional para o pleno exercício da clínica médica e cirúrgica animal, bem como de laboratório clínico veterinário, em todas as suas modalidades;
- Preparar o egresso para exercer direção, docência, pesquisa e extensão em Instituições de pesquisa, estabelecimentos de ensino e Hospitais de Medicina Veterinária e Agrícola;
- Trabalhar a possibilidade real do bem-estar social com respeito ao meio ambiente e aos aspectos ligados à sua preservação;
- Instigar o profissional a trabalhar de forma multiprofissional e multidisciplinar nos diferentes segmentos do exercício profissional;
- Proporcionar um estágio supervisionado como forma de solidificar a teoria e prática, por meio de experimentação dos conhecimentos da realidade de forma contextualizada.
- Possibilitar, por meio da oferta da Pedagogia da Alternância, o desenvolvimento de uma metodologia de ensino que é inovadora, inclusiva e proporciona uma educação contextualizada, a partir do meio do qual o educando provém;
- Propiciar que, por meio do alternar de tempos e espaços, sejam articulados conhecimentos e práticas provenientes dos saberes populares com os saberes científicos, o que proporciona maior aprendizagem e assimilação dos conhecimentos na formação qualificada de profissionais da área da Medicina Veterinária.
MATRIZ CURRICULAR
CORPO DOCENTE
Me. Adriano André Maslowski
Mestrado em Filosofia; Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica; Especialização em Leituras da Bíblia e Mundo Contemporâneo; Graduação em Filosofia; Graduação em Teologia
Ms. Ana Paula Huttra Kleemann
Mestrado em Zootecnia. Graduação em Medicina Veterinária.
Me. Anderson Tiago Decker
Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Graduação em Gestão Ambiental.
Dra. Andressa Ana Martins
Pós- doutorado, Doutorado e Mestrado em Produção Animal; Graduação em Zootecnia.
Dra. Camila Tonini
Doutorado em Medicina Veterinária; Mestrado em Ciências; Graduação em Medicina Veterinária.
Dra. Cassiane Ubesi
Doutora e Mestrado em Agronomia, na área de concentração de Produção Vegetal; Graduação em Agronomia.
Ms. Cecilia Gabriela Rubert Possenti
Mestrado em Desenvolvimento Rural, Especialização em Análises Clínicas Microbiológicas, Graduação em Ciências Biológicas.
Ms. Cristiane Elise Teichmann
Mestrado em Clínica Médica, Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica, Graduação em Medicina Veterinária.
Esp. Elizá da Fontoura Toledo
Especialização em Linguagem Espanhola e Cultura Hispânica; Especialização em Língua Portuguesa; Graduação em Letras; Graduação em Serviços Social.
Dra. Francihele Cardoso Müller
Doutorado em Engenharia Florestal, Mestrado em Ciência do Solo, Graduação em Ciências Biológicas.
Dr. Maicon Rodrigo Rossetto
Doutorado em Filosofia, Mestrado em Filosofia Política, Graduação em Filosofia (Licenciatura).
Ms. Roberta Herter da Silva
Mestrado em Direito; Especialização em Educação Ambiental; Especialização em Direito Penal e Orientação Educacional; Graduação em Direito.
Ms. Taciele Gasparetto Cassel
Mestrado em Bioexperimentação; Graduação em Medicina Veterinária.
Ms. Tanise Correa dos S Nascimento
Mestrado em Letras; Especialização em Língua Espanhola e Cultura Hispânica; Graduação em Letras; Graduação em Psicologia.
Me. Valmir José de Quadros
Mestrado em Ciência do Solo, Graduação em Agronomia.
COORDENAÇÃO
Ms. Cristiane Elise Teichmann
Mestrado em Clínica Médica, Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica, Graduação em Medicina Veterinária.
DADOS LEGAIS
Autorização: Portaria DOU nº 574 de 23 de Agosto de 2018.
Modalidade: Bacharelado, 100% presencial, no ensino Regular ou Alternância.
Conceito MEC: 3 (numa escala de 0 a 5).
Vagas: 50 Noturno, 50 Integral e 150 na Alternância.
Titulação: Médico Veterinário.