Pedagogia
Estudantes têm contato com a prática desde o começo
Você já pensou em como seria o mundo sem professores? Mesmo que estejamos vivendo na era digital, quando os robôs, as máquinas e a inteligência artificial parecem estar dominando o mercado de trabalho e reconfigurando as relações humanas, a profissão de professor jamais deixará de existir.
A FASA oferece um curso de Licenciatura em Pedagogia que se preocupa em formar pedagogos e pedagogas aptos a conviverem em uma sociedade altamente permeada por tecnologias digitais, tendo em vista que as formas de ensinar e aprender precisam estar à altura das novas gerações de crianças que chegam às escolas.
Você sabe por que os professores jamais serão substituídos por máquinas? Porque trabalham com pessoas, com humanidade, com emoções. Colocam afeto em tudo o que fazem.
O curso de Pedagogia da FASA oferece "as pedagogias da participação", em que aprender a interagir faz parte da aprendizagem profissional e é essencial no quotidiano educativo.
A docência é uma profissão de desenvolvimento humano, e considera o professor na sua prática social e na sua relação com o processo de ensino-aprendizagem.
A matriz curricular do curso contempla disciplinas voltadas para o desenvolvimento de competências necessárias para a construção de uma identidade profissional baseada na ética, na reflexão sobre a prática, na análise crítica dos diversos contextos educativos e na resolução de problemas reais. Durante o curso, o futuro pedagogo desenvolve características importantes para exercer a profissão com base em referenciais teóricos e metodológicos, com as tecnologias e a inovação presentes desde a primeira aula.
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
- Educação Básica: na sala de aula, o pedagogo pode atuar com a Educação Infantil (creche e pré-escola), Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos; na gestão, o pedagogo pode trabalhar na supervisão, coordenação ou direção escolar.
- Educação Especial;
- Psicopedagogia;
- Empresas;
- Hospitais e Clínicas;
- Pesquisa científica em institutos, faculdades e universidades;
- Produção e revisão de textos, livros, documentos, artigos, entre outros.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso do Curso de Pedagogia formado na FASA é de saber, fundamentalmente, atuar como um agente de transformação social, consciente do conhecimento como um valor de si mesmo e da sua construção permanente.
Para isso, deve desenvolver:
- Autonomia;
- Autoria;
- Comunicação;
- Domínio das tecnologias digitais;
- Sensibilidade;
- Senso Crítico;
- Trabalho Colaborativo;
- Atitude Investigadora;
- Curiosidade Epistemológica;
- Produção Científica;
- Capacidade de Planejar;
- Consciência Cidadã;
- Criatividade;
- Liberdade para criar e cocriar;
Além de:
- Conhecer e aplicar as metodologias ativas de ensino e aprendizagem;
- Atuar na gestão;
- Entender como funciona a sociedade;
- Compreender na prática a função da educação;
- Saber agir com pertinência;
- Saber mobilizar os saberes e os conhecimentos dentro de um contexto profissional;
- Saber aprender e aprender a aprender;
- Saber comprometer-se e empenhar-se;
- Saber integrar ou combinar os saberes múltiplos e heterogêneos.
A TRILHA DE APRENDIZAGEM DA FASA
- Privilegia a formação por competências e habilidades;
- Estrutura a concepção curricular para favorecer a flexibilidade e a interdisciplinaridade, priorizando projetos alinhados com a identidade e com a missão institucional;
- Fomenta a inovação, a produção do conhecimento e a participação nas atividades e compromissos da comunidade acadêmica.
OBJETIVOS
- Investigar e interpretar o que os futuros professores pensam sobre a formação docente e sobre as competências necessárias ao exercício profissional.
- Destacar e avaliar as relações que se estabelecem entre professores, seus formadores e coordenadores no âmbito de programas nacionais de formação contínua, para compreender o significado do trabalho docente e de sua formação numa perspectiva de colaboração.
- Perceber, através de processos formativos, e comparar a tradição e a inovação nas práticas docentes.
- Dimensionar e organizar os saberes profissionais docentes nas suas (in)certezas e (des)confianças.
- Diferenciar a "escola que temos da escola que queremos".
- Desenvolver o posicionamento crítico, responsável, construtivo e transformador nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
- Questionar a realidade educacional, detectando problemas e projetando alternativas de solução, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
- Capacitar o pedagogo para compreender as necessidades técnicas e afetivas para o processo de inclusão de crianças/adolescentes/adultos com necessidades especiais, a partir da avaliação e da possível (re)elaboração curricular de forma a atender suas necessidades específicas.
MATRIZ CURRICULAR
CORPO DOCENTE
Me. Adriano André Maslowski
Mestrado em Filosofia; Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica; Especialização em Leituras da Bíblia e Mundo Contemporâneo; Graduação em Filosofia; Graduação em Teologia
Ms. Ana Paula de Oliveira Pause
Mestrado em Direito; Especialização em Docência para o Ensino Superior; Mediadora Judicial Cível e Familiar; Graduada em Direito.
Ms. Angelita Perin
Mestrado Profissional em Política e Gestão, Especialização em Supervisão Escolar, Graduação em Direito, Graduação em Pedagogia.
Esp. Elizá da Fontoura Toledo
Especialização em Linguagem Espanhola e Cultura Hispânica; Especialização em Língua Portuguesa; Graduação em Letras; Graduação em Serviços Social.
Me. Elton Mentges
Mestrado em Educação nas Ciências, Graduação em Filosofia.
Ms. Gracieli Dall Ostro Persich
Mestrado em Educação em Ciências; Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharel).
Ms. Joice Machado
Mestre em Letras - Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008) e pós-graduação em Letras/Literatura Comparada com ênfase em Linguística/Tradução pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2014).
Esp. Karine Rudek
Mestranda em Ensino de Ciências (PPGEC); Especialização em Educação Ambiental; Especialização em Orientação Educacional; Graduação em Ciências Biológicas; Graduação em Pedagogia (Licenciatura)
Dr. Maicon Rodrigo Rossetto
Doutorado em Filosofia, Mestrado em Filosofia Política, Graduação em Filosofia (Licenciatura).
Esp. Marianita Kutter Ortaça
Especialização em Avaliação e Disgnóstico Pisológico: Graduação em Psicologia.
Ms. Roberta Herter da Silva
Doutorado em Diversidade e Inclusão; Mestrado em Direitos Humanos; Especialização em Educação Ambiental; Especialização em Direito Penal e Orientação Educacional; Graduação em Direito.
COORDENAÇÃO
Ms. Ana Paula de Oliveira Pause
Mestrado em Direito; Especialização em Docência para o Ensino Superior; Mediadora Judicial Cível e Familiar; Graduada em Direito.
DADOS LEGAIS
Autorização: Portaria DOU nº 622 de 14 de setembro de 2018.
Turno: Noturno.
Modalidade: Licenciatura, 100% presencial.
Conceito MEC: 4 (numa escala de 0 a 5).
Vagas: 60 (Noturno).
Titulação: Pedagogo.