Engenharia Ambiental e Sanitária
Aulas práticas aproximam estudantes dos desafios da profissão
Hoje, o tema do meio ambiente é um dos principais desafios do século XXI. Estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia, causados pela própria sociedade. Dessa forma, é necessário que haja uma busca para se alcançar um equilíbrio entre a relação homem x natureza, visando buscar alternativas sustentáveis e mudar o comportamento frente a essa problemática.
O profissional dessa área será capaz de avaliar a dimensão das alterações ambientais, causadas pelas atividades humanas, tanto na sua magnitude e duração, quanto na sua natureza e reversibilidade dos efeitos provocados, sejam eles benéficos ou adversos.
Esse curso vai propiciar a você sólida formação técnico-científica e profissional que o capacita para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando-lhe a atuação crítica e criativa na identificação, prevenção e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. Portanto, aqui na FASA, você será um profissional em cujo perfil inclui-se a aplicação dos princípios das Ciências e das Engenharias como auxílio à proteção da saúde humana e do Meio Ambiente.
A engenharia ambiental não é apenas um ramo do conhecimento voltado para o desenvolvimento de técnicas para analisar, fazer o manejo e monitorar problemas ambientais e urbanos. Por trás disso, existe uma ‘causa’, uma preocupação com um futuro melhor, mais sustentável e mais saudável.
ATUAÇÃO DO PROFISISONAL DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Educação Ambiental:
- Estudos de impacto ambiental
- Análise de riscos ambientais;
- Estudo de modelagem matemática de ecossistemas
Recursos Naturais:
- Recuperação de áreas degradadas;
- Energias renováveis e alternativas;
Saneamento Ambiental:
- Controle de poluição (água, ar e solo);
- Saneamento (redes de saneamento);
- Controle da qualidade ambiental (redes de monitoramento e vigilância);
- Indicadores ambientais
- Tecnologias limpas.
Serviços Terceirizados:
- Atuar como técnico nos diversos processos de produção;
- Atuar em empresas do setor terciário;
- Estabelecer estreitos diálogos como outras formações, tanto no conhecimento técnico como no relacionamento com outras profissões tradicionais;
- Auditorias.
Normalização de Produtos:
- Valorização de subprodutos e reciclagem;
- Análise de ciclo de vida de produtos;
- Defesa do consumidor e economia ambiental;
- Gestão Ambiental:
- Gestão ambiental em indústrias, municípios e instituições públicas;
- Gestão e tratamento de resíduos sólidos;
- Gestão e planejamento ambiental;
- Gestão de recursos hídricos;
- Planejamento energético;
PERFIL DO EGRESSO
O profissional de Engenharia Ambiental trabalha na área de gestão ambiental de empresas públicas ou privadas ou em organizações não governamentais, desenvolvendo projetos e ações para prevenir e/ou minimizar os danos ambientais e maximizar os lucros da atividade humana sobre o meio ambiente, para a sustentabilidade ambiental e econômica.
Dentre suas competências e habilidades, o engenheiro ambiental deve ser capaz de:
- aplicar princípios científicos e novos conhecimentos, ao utilizar tecnologias e recursos adequados na resolução de problemas e ao exercício eficiente da engenharia ambiental e sanitária;
- atuar em equipes multidisciplinares com capacidade adaptativa a diversos ambientes;
- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- avaliar, com ética e responsabilidade profissional, a viabilidade econômica e o impacto das atividades de engenharia ambiental, e de outras engenharias, no contexto social e ambiental, buscando promover o bem-estar do ser humano;
- avaliar, planejar e desenvolver tecnologias alternativas para a utilização de mananciais, reservas minerais e florestais de modo a promover o desenvolvimento de forma equilibrada;
- tomar decisões baseadas em análises de viabilidade técnico-operacional-econômico-social, objetivando minimizar os impactos ambientais e o desenvolvimento sustentável;
- avaliar a segurança, a operação, a manutenção e a viabilidade técnico-econômico-financeira de projetos de engenharia no contexto ambiental;
- participar de pesquisa, elaboração, implantação e gerenciamento de projetos ambientais;
- elaborar Estudos de Impactos Ambientais (EIA), Relatórios de Impactos Ambiental (RIMA), realizar Plano de Controle Ambiental (PCA), Auditorias Ambientais (AA) e outros estudos ambientais;
- projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- conceber, supervisionar, coordenar, projetar e analisar sistemas, produtos e processos relacionados à engenharia ambiental e sanitária;
- desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- selecionar e interpretar análises físico-químicas e microbiológicas de águas de abastecimento e residuais, e,
- elaborar projetos e obras de saneamento, tais como: sistemas públicos e alternativos de águas, esgotos e drenagem pluvial; instalações para o reuso de águas e sistemas de coleta e transporte de resíduos sólidos e limpeza pública.
Entre as principais atividades que o profissional de Engenharia Ambiental desenvolve, podemos citar:
- a avaliação de impacto ambiental na indústria, na área de engenharia civil, em áreas de florestas, rios e mares e a proposição de soluções para prevenção, redução ou eliminação do impacto ambiental;
- o acompanhamento e a orientação de empresas quanto às normas e leis ambientais no decorrer da instalação e operação de empreendimentos industriais;
- a redação de relatórios de impacto ambiental e a proposição de medidas mitigadoras de danos; o acompanhamento da realização e da medição de poluição do ar, da água e do solo em concordância com critérios técnicos da engenharia e a legislação ambiental;
- a assessoria na área Ambiental para empresas que querem obter os certificados internacionais ISO 9000 e ISO 14000 relacionados à gestão ambiental;
- a construção de projetos de recuperação de áreas degradadas, objetivando a recuperação e a sustentabilidade ambiental;
- a proposição de projetos de tratamento e do reaproveitamento de resíduos de diferentes fontes (industrial, químico, hospitalar, urbano e outros).
A TRILHA DE APRENDIZAGEM DA FASA
- Privilegia a formação por competências e habilidades;
- Estrutura a concepção curricular para favorecer a flexibilidade e a interdisciplinaridade, priorizando projetos alinhados com a identidade e com a missão institucional.
- Fomenta a inovação, a produção do conhecimento e a participação nas atividades e compromissos da comunidade acadêmica.
OBJETIVOS
Formar engenheiros nas áreas de engenharia sanitária, ambiental e de recursos hídricos, com sólida base de conhecimentos científicos, dotado de consciência ética, política, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política e cultural da região onde atua. O profissional formado deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, utilizando racionalmente os recursos disponíveis e conservando o equilíbrio ambiental.
Objetivos Específicos:
- Formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de ciências básicas, ciências ambientais e tecnologia de controle ambiental, ferramentas essenciais para o entendimento e a aplicação da ciência e tecnologia de controle ambiental, dentro de um caráter multidisciplinar.
- Fornecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com egressos capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias.
- Estimular a atuação crítica e criativa dos profissionais na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
- Formar engenheiros comprometidos com as relações humanas, éticas, sociais e econômicas, capazes de viabilizar soluções para demandas e problemas que afetam a sociedade.
- Formar profissionais com capacidade e aptidão para pesquisar, elaborar e propor soluções que permitam a harmonia das diversas atividades humanas com o meio físico e com o ecossistemas.
- Integrar ensino, pesquisa e extensão, oferecendo ao aluno a dimensão exata da sua vivência na universidade, estimulando as atividades extramuros.
MATRIZ CURRICULAR
CORPO DOCENTE
Ms. Adriano André Maslowski
Mestrado em Filosofia; Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica; Especialização em Leituras da Bíblia e Mundo Contemporâneo; Graduação em Filosofia; Graduação em Teologia.
Ms. Ana Paula de Oliveira Pause
Mestrado em Direito; Especialização em Docência para o Ensino Superior; Mediadora Judicial Cível e Familiar; Graduada em Direito.
Me. Anderson Tiago Decker
Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Graduação em Gestão Ambiental.
Ms. Carla Maso Rodrigues Pires
Mestrado em Educação, pós-graduação em Aprendizagens Psicológicas (Docência Superior), graduação em Ciências Contábeis e graduação em Matemática.
Ms. Claudia Regina Schuh Amaral
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade, Graduação em Química Industrial de Alimentos.
Esp. Eduarda Suelen da Silva Saragozo
Engenheira Civil pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo. Graduação sanduíche na University of Oklahoma, Estados Unidos.
Dra. Eliara Marin Piazza
Doutorado em Engenharia Florestal, Mestrado em Engenharia Agrícola, Graduação em Engenharia Florestal.
Dra. Graciela Paz Meggiolaro
Doutorado em Ensino de Física e Matemática, Mestrado em Educação nas Ciências, Especialização em Física, Graduação em Física (Licenciatura).
Ms. Joice Machado
Mestre em Letras - Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008) e pós-graduação em Letras/Literatura Comparada com ênfase em Linguística/Tradução pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2014).
Ms. Junior Alessandro Freddi
Mestrado em Química; Graduação em Ciências Biológicas.
Ms. Mariana da Silva Ferreira
Mestrado em Ensino Científico e Tecnológio, Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
COORDENAÇÃO
Dra. Eliara Marin Piazza
Doutorado em Engenharia Florestal, Mestrado em Engenharia Agrícola, Graduação em Engenharia Florestal.
DADOS LEGAIS
Autorização: Portaria DOU nº 574 de 23 de Agosto de 2018.
Turno: Noturno.
Modalidade: Bacharelado, 100% presencial.
Conceito MEC: 4 (numa escala de 0 a 5).
Vagas: 60 (noturno).
Titulação: Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária.