Espaço Histórico

   A Faculdade Santo ngelo - FASA -, está localizada na Capital das Missões, Santo ngelo-RS, no antigo Seminário da Congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF), um dos pontos turísticos mais visitados da região, dono de belezas ímpares. O Seminário da Sagrada Família foi inaugurado em 17 de novembro de 1932 e durante décadas atuou ativamente na formação de novos missionários religiosos.

   Para o Padre Itacir Brassiani, atual provincial dos MSF, "desde 1932, esta casa é conhecida como Escola Apostólica, popularmente chamada de Seminário da Sagrada Família. Por 50 anos ela cumpriu a missão de formar missionários que hoje estão espalhados pelo Brasil e outros países. A partir de 1980 o Seminário expandiu a sua área de atuação e iniciou a formação de lideranças tanto eclesiais como sociais para a atuação em toda a região missioneira. Agora, a FASA iniciou uma nova fase dessa casa, voltada para além da formação de lideranças, mas também para formação técnica e profissional de cidadãos conscientes, éticos, engajados e capacitados para atuar nas mais diversas áreas do conhecimento."

   Segundo o professor Rafael Rossetto, diretor da FASA, "é nossa função e missão dar continuidade à formação de lideranças, trabalho iniciado pelo antigo Seminário há décadas, e agora atuando sob um novo contexto social, voltado para um mercado de trabalho mais dinâmico e flexível."

   Ao todo, passaram pelo Seminário da Sagrada Família em torno de 1.500 estudantes de diversos estados do Brasil e fora dele. Desses, muitos se tornaram religiosos, lideranças comunitárias, professores, escritores e passaram a exercer funções estratégicas na comunidade.

   Ao longo dos anos, o Seminário sempre teve em sua essência a formação de cidadãos, não apenas no âmbito religioso, mas também uma formação humanística. Segundo o padre Jandir Antônio Haas, "historicamente esse lugar é conhecido em toda a região das Missões como um espaço de formação. Inicialmente, era uma educação proporcionada pelos próprios padres religiosos aos estudantes internos, e depois se tornou um espaço de formação humana, intelectual e para a vida religiosa".

   Pode-se destacar que até hoje acontece um dos maiores eventos religiosos da região das Missões, que é a Romaria em homenagem a Nossa Senhora da Salete, que ocorre anualmente no mês de setembro. O santuário está ativo e aberto aos visitantes e romeiros.

   Atualmente, a FASA dá continuidade aos mais de 80 anos de história, seguindo os princípios de formação de líderes, educação de qualidade e humanística, alinhados aos seus valores institucionais: Empreendedorismo, Diversidade, Comprometimento, Equilíbrio, Conectividade e Credibilidade.

   A FASA é um lugar exuberante, que conta com diversas belezas naturais e arquitetônicas, aliados aos elementos tecnológicos e inovadores. O prédio principal se diferencia pelo seu exterior que conserva uma arquitetura neoclássica, mantendo seus traços históricos. No seu interior e entorno os ambientes são diferenciados e modernos, alinhados a contemporaneidade, com muitas cores, alegria e entusiasmo ao longo dos corredores do prédio.

   As novas instalações, laboratórios e espaços de aprendizagem prática contribuem para ampliar ainda mais a beleza do lugar com uma proposta de construções sustentáveis a partir do modelo da bioconstrução. Um local que sempre foi de tranquilidade, energia, espiritualidade e reflexão. Hoje, o projeto educacional continua com o objetivo de formar líderes e profissionais diferenciados para o mercado de trabalho e a vida.