Artigos FASA

Dia Internacional do Leite: Brasil é o 3° maior produtor mundial

Data da publicação: 27/06/2022
COMPARTILHE: Facebook Twitter E-mail

O Brasil é o terceiro maior produtor de leite mundial, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), onde quase 50% do volume de leite produzido no país é fornecido por pequenos produtores, sendo que nosso país conta com cerca de 1,1 milhão de propriedades leiteiras.

O Dia Internacional do Leite, comemorado hoje, 24 de junho, foi definida em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), buscando destacar a importância do leite como um alimento presente em nível mundial, além de conscientizar a população sobre a participação do leite e seus derivados na alimentação saudável das pessoas.

O leite bovino apresenta a composição média de 3,4% de proteína; 4,9% de lactose; 3,6% de gordura e 0,7% de sais minerais (Mcsweeney & Fox, 2013). Esses níveis nutricionais são responsáveis pela riqueza nutritiva do leite, tornando-o um alimento completo.

A ingestão de leite é considerada essencial para promover o crescimento de crianças e é capaz de manter a saúde e o bem-estar em humanos de todas as idades (Patton & Mc Namara, 2022).

A pasteurização, descoberta tecnológica industrial de Louis Pasteur em 1864, foi um marco para a fabricação e conservação dos alimentos, possibilitando a comercialização segura do leite e um maior tempo de conservação.

A partir do surgimento do conceito da indústria 4.0, espera-se que os laticínios invistam cada vez mais em tecnologias inovadoras, visto que atualmente, a eficiência da indústria está diretamente relacionada a equipamentos de última geração e uma gestão ágil.

Em suma, a importância da cadeia produtiva do leite vai além dos aspectos nutricionais, sendo fundamental no desenvolvimento social e econômico, visto que é um dos setores que mais gera emprego e renda no país. Estima-se que em torno de quatro milhões de brasileiros têm seus empregos relacionados à cadeia de lácteos, em todas as esferas, do meio rural até a cidade.

Referências:

Food and Agriculture Organization. Report fan FAO Expert Consultation: Dietary protein quality evaluation in human nutrition, p. 79, 2013.

Mc Sweeney, P. L. H.; Fox, P. F. Advanced Dairy Chemistry. Boston, MA: Springer US, 2013.

Patton, S., & Mc Namara, J. P. Milk in Human Health and Nutrition. Encyclopedia of Dairy Sciences, 867?872, 2022.

Guilherme Lau Santiago

NOTÍCIAS ARTIGOS

VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>

VEJA O ARQUIVO DE ARTIGOS COMPLETO >>